Notícia

27/09 - Dia Nacional de Doação de Órgãos

Postado em 27/09/2021

O Dia Nacional foi criado em 2007 pela Lei nº 11.584/2

O Dia Nacional foi criado em 2007 pela Lei nº 11.584/2, para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e estimular famílias a conversarem sobre esse assunto polêmico e de difícil entendimento.
O transplante de órgãos e tecidos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.
O DOADOR VIVO maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares, pode doar os seguintes órgãos: rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões..
A doação de órgão/tecido de DOADOR NÂO VIVO por pacientes com quadro de morte encefálica irreversível e definitivo, compreende os seguintes órgãos: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino, tecidos: córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.

Fontes: Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Ministério da Saúde


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

Pesquisa realizada pelo SESI e ANS mostram impacto da pandemia de Covid no setor da indústria

O estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2020 com 200 gestores de empresas do ramo da indústria contratantes de planos de saúde.
Saiba mais

Alteração no Ressarcimento ao SUS

Para a integração com o SUS, a ANS altera o conjunto de dados do Ressarcimento ao SUS. O aprimoramento irá auxiliar às análises de utilização do SUS por beneficiários de planos de saúde.
Saiba mais

Seminário da ANS discute Atenção Primária

No último dia 16 de junho a ANS lançou o primeiro Seminário Avançado sobre Atenção Primária na Saúde Suplementar, que abordou o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”, para debater a importância da Coordenação do Cuidado.
Saiba mais

O que é a asma?

A asma é uma doença inflamatória crônicas das vias respiratórias, que nem sempre apresenta sintomas e pode surgir em qualquer faixa etária, porém é mais frequente em crianças e idosos.
Saiba mais