Notícia

Cartilha detalha cobrança do ressarcimento ao SUS

Postado em 08/06/2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou uma cartilha quanto ao fluxo de trabalho desenvolvido pelo setor de recolhimento do ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na cartilha denominada ASPECTOS FINANCEIROS DO RESSARCIMENTO AO SUS: Orientações sobre os procedimentos de cobrança são descritos os procedimentos realizados em cada processo vinculado à atividade. A publicação é voltada aos gestores de operadoras de planos de saúde e para dirimir as dúvidas e esclarecer cada etapa da cobrança.
A cartilha possui dez seções com temas recorrentes da rotina de ressarcimento ao SUS: processo de cobrança, tipos de parcelamento, penalidades para as operadoras e metodologia de contabilização do ressarcimento ao SUS.
Na cartilha também contempla informações o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) como ferramenta para medir o desempenho, ao avaliar a eficiência das operadoras de planos privados de assistência à saúde e sua relação no processo de ressarcimento ao SUS.
O material pode se subsidiar as operadoras em relação às modificações implementadas pela Agência para aprimorar os mecanismos e normativos existentes. Tais mudanças têm contribuído para tornar mais célere e transparente o procedimento administrativo de identificação dos beneficiários até a cobrança dos valores devidos pelas operadoras de planos de saúde.

FONTE: ANS

Fonte: ANS


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

Nova norma da ANS relativa à junta médica ou odontológica

Em casos de divergências entre a operadora de plano de saúde e o profissional de saúde que assiste ao beneficiário quanto à indicação de realização de um determinado procedimento ou da utilização de tipos específicos de órteses, próteses ou outros materia
Saiba mais

Grupo de Trabalho estuda as alterações na RN277/2011 na ANS que trata da Acreditação de Operadoras

A ANS convocou várias entidades do setor de saúde suplementar para participar do Grupo de Trabalho GT para revisar a RN 277/2011 que trata da Acreditação de Operadoras
Saiba mais

UNIDAS está buscando Empresas para compor as equipes de Avaliação do Programa UNIPLUS

O UNIPLUS – Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde foi criado com o objetivo de avaliar e monitorar a qualidade assistencial e o desempenho de hospitais e clínicas em todo o Brasil.
Saiba mais

ANS quer estimular participação do paciente, promovendo melhoria do cuidado em saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer estimular uma maior participação do paciente nas decisões relacionadas à saúde, contribuindo, assim, para qualificar o cuidado e tornar o usuário mais consciente sobre suas necessidades.
Saiba mais