Notícia

Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Postado em 24/03/2020 Por Lucyane Guinski

Hoje é o Dia Mundial de Combate a Tuberculose.

Doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta prioritariamente os pulmões e que também pode acometer outros órgãos e/ou sistemas. É um sério problema de saúde pública, agravado também pela epidemia de HIV e por bacilos já resistentes aos tratamentos, tornando o cenário da doença muito sombrio.

A transmissão da tuberculose ocorre a partir da inalação de aerossóis que contêm bacilos, expelidos durante a fala, espirro ou tosse de pessoas com tuberculose ativa. Um individuo pode infectar de 10 a 15 pessoas no decorrer de um ano.

Temos milhares de doentes acometidos pela tuberculose espalhados no mundo inteiro. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo todos os anos, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

Os sintomas mais frequentes e considerados clássicos são: tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Qualquer pessoa que apresente algum desses sintomas por mais de três semanas deve ser investigado.

O diagnóstico da tuberculose pode ser clínico, bacteriológico e por imagem; o tratamento deve ser iniciado imediatamente após, para reduzir a transmissão da doença. O paciente precisa ser muito bem orientado quanto as medidas de proteção, como cobrir com anteparo a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados e com bastante luz solar.


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

27/09 - Dia Nacional de Doação de Órgãos

O Dia Nacional foi criado em 2007 pela Lei nº 11.584/2
Saiba mais

Pesquisa realizada pelo SESI e ANS mostram impacto da pandemia de Covid no setor da indústria

O estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2020 com 200 gestores de empresas do ramo da indústria contratantes de planos de saúde.
Saiba mais

Alteração no Ressarcimento ao SUS

Para a integração com o SUS, a ANS altera o conjunto de dados do Ressarcimento ao SUS. O aprimoramento irá auxiliar às análises de utilização do SUS por beneficiários de planos de saúde.
Saiba mais

Seminário da ANS discute Atenção Primária

No último dia 16 de junho a ANS lançou o primeiro Seminário Avançado sobre Atenção Primária na Saúde Suplementar, que abordou o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”, para debater a importância da Coordenação do Cuidado.
Saiba mais