Notícia

Grupo de Trabalho estuda as alterações na RN277/2011 na ANS que trata da Acreditação de Operadoras

Postado em 08/06/2017

A ANS convocou várias entidades do setor de saúde suplementar para participar do Grupo de Trabalho GT para revisar a RN 277/2011 que trata da Acreditação de Operadoras

Autor: Lucia Helena da Silva Mendes, Province Saúde

A ANS tem investido na qualificação do setor de saúde suplementar com o Programa QUALISS para os prestadores de serviços e para as operadoras, com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e a Qualificação das Operadoras.
A Acreditação das Operadoras foi normatizada em 2011 por meio da RN 277. De lá para cá, várias mudanças ocorreram no mercado de saúde suplementar. Atualmente, 17 operadores de planos de saúde estão acreditadas no Brasil por uma, das cinco, entidades certificadoras qualificadas pela ANS.
Para revisar a RN 277/2011, a ANS convidou representantes do segmento para participar do Grupo Técnico – GT de Acreditação das Operadoras com representantes de várias entidades (UNIDAS Nacional, UNIMED do Brasil, FENASAÚDE, ANS, UNIMED Chapecó, Conselho Federal de Odontologia, Confederação Nacional de Saúde, UNIDAS, Consorcio Brasileiro de Acreditação, Sul América, Bradesco Saúde, A4 Quality, e Abrange, entre outros).
Estruturalmente a RN 277/2011 possui 7 (sete) dimensões com 140 questões de avaliação:
As primeiras propostas de revisão incluem a alteração do número de dimensões avaliadas, que atualmente 7, com redução para 5 (cinco) Dimensões:
*DIMENSÃO 1 - GESTÃO EM SAÚDE: Gestão de Qualidade e Segurança Protocolo Clínico;
*DIMENSÃO 2 – GESTÃO ADMINISTRATIVA: Gestão de Risco Administrativo relação com a rede prestadora;
*DIMENSÃO 3 – GESTÃO DO ACESSO: Autorização Prévia/Direcionamento; Avaliação da Estrutura da Rede; Avaliação da Qualidade da Rede;
*DIMENSÃO 4 – GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE DA OPERADORA: Risco de Mercado, Risco de Subscrição, Risco Legal; Governança Corporativa;
*DIMENSÃO 5 – GESTÃO DA SATISFAÇÃO DO BENEFICIÁRIO: Pesquisa; Tratamento das Reclamações; Comunicação com o Consumidor (Site/Formulários).
Até meados de agosto de 2017 deve finalizar as atividades do GT com as respectivas revisões da RN 277. Vamos aguardar!

FONTE: ANS

Fonte: ANS


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

Nova norma da ANS relativa à junta médica ou odontológica

Em casos de divergências entre a operadora de plano de saúde e o profissional de saúde que assiste ao beneficiário quanto à indicação de realização de um determinado procedimento ou da utilização de tipos específicos de órteses, próteses ou outros materia
Saiba mais

Cartilha detalha cobrança do ressarcimento ao SUS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou uma cartilha quanto ao fluxo de trabalho desenvolvido pelo setor de recolhimento do ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais

UNIDAS está buscando Empresas para compor as equipes de Avaliação do Programa UNIPLUS

O UNIPLUS – Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde foi criado com o objetivo de avaliar e monitorar a qualidade assistencial e o desempenho de hospitais e clínicas em todo o Brasil.
Saiba mais

ANS quer estimular participação do paciente, promovendo melhoria do cuidado em saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer estimular uma maior participação do paciente nas decisões relacionadas à saúde, contribuindo, assim, para qualificar o cuidado e tornar o usuário mais consciente sobre suas necessidades.
Saiba mais