Notícia

Os trabalhadores menos qualificados são mais afetados pelo desemprego

Postado em 16/06/2021

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 14 de junho 2021 lançou um estudo com indicadores sobre mercado de trabalho e produtividade.

O estudo se baseia em dados da Pnad Contínua, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do segundo trimestre de 2012, que corresponde ao início da série, até o primeiro trimestre de 2021, uma vez que a pesquisa de abrangência nacional investiga de maneira permanente características gerais da população relacionada à educação.

O indicador “Índice de Qualidade do Trabalho (IQT), analisa dados de escolaridade e de experiência da população ocupada do país. Conforme o estudo, em períodos de crise há um avanço na proporção relativa de trabalhadores mais qualificados na população ocupada, em razão da maior perda líquida de empregos para os menos escolarizados e com menor grau de experiência. Em termos de capacidade produtiva, reflete no aumento da qualidade das horas efetivamente trabalhadas no período.

Outro item estudado mostrou que houve para quem tem escolaridade de nível superior não houve perda de horas trabalhadas, entretanto houve uma perda muito grande de horas trabalhadas na população de baixa escolaridade.

Os resultados mostram também um crescimento médio de 2,31% ao ano na qualidade da população ocupada no mercado de trabalho brasileiro nesse período.

Fonte: Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

27/09 - Dia Nacional de Doação de Órgãos

O Dia Nacional foi criado em 2007 pela Lei nº 11.584/2
Saiba mais

Pesquisa realizada pelo SESI e ANS mostram impacto da pandemia de Covid no setor da indústria

O estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2020 com 200 gestores de empresas do ramo da indústria contratantes de planos de saúde.
Saiba mais

Alteração no Ressarcimento ao SUS

Para a integração com o SUS, a ANS altera o conjunto de dados do Ressarcimento ao SUS. O aprimoramento irá auxiliar às análises de utilização do SUS por beneficiários de planos de saúde.
Saiba mais

Seminário da ANS discute Atenção Primária

No último dia 16 de junho a ANS lançou o primeiro Seminário Avançado sobre Atenção Primária na Saúde Suplementar, que abordou o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”, para debater a importância da Coordenação do Cuidado.
Saiba mais