Notícia

Telemedicina

Postado em 24/03/2020 Por Lucyane Guinski

O Conselho Federal de Medicina encaminhou ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em 19 de março de 2020, ofício onde reconhece a possibilidade e entende como ética a utilização da telemedicina, dentro de algumas definições:

O Conselho Federal de Medicina encaminhou ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em 19 de março de 2020, ofício onde reconhece a possibilidade e entende como ética a utilização da telemedicina, dentro de algumas definições:

Teleorientação:
para que profissionais da medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
Telemonitoramento:
ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença.
Teleinterconsulta:
exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Desta forma, o CFM entre em consonância com todo o trabalho que vem se desenvolvendo para combater a pandemia de Coronavírus pelas autoridades sanitárias do país e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de se posicionar quanto à proteção dos médicos que estão na linha de frente no combate à doença.

Vale ressaltar que a liberação é EM CARÁTER DE EXCEPCIONALIDADE E ENQUANTO DURAR A BATALHA DE COMBATE AO CONTÁGIO DA COVID-19.

A discussão sobre a telemedicina é ampla, e conta com diversas interpretações. Há os que defendem e os que abominam, porém a necessidade de atualizar as normas e diretrizes, incorporando novas formas de fazer as mesmas coisas é fato. E a pandemia de coronavírus vem para apressar estas discussões e modificar a maneira que vemos e fazemos as atividades em todas as áreas, inclusive na área de atendimento à saúde.


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

27/09 - Dia Nacional de Doação de Órgãos

O Dia Nacional foi criado em 2007 pela Lei nº 11.584/2
Saiba mais

Pesquisa realizada pelo SESI e ANS mostram impacto da pandemia de Covid no setor da indústria

O estudo foi realizado entre novembro e dezembro de 2020 com 200 gestores de empresas do ramo da indústria contratantes de planos de saúde.
Saiba mais

Alteração no Ressarcimento ao SUS

Para a integração com o SUS, a ANS altera o conjunto de dados do Ressarcimento ao SUS. O aprimoramento irá auxiliar às análises de utilização do SUS por beneficiários de planos de saúde.
Saiba mais

Seminário da ANS discute Atenção Primária

No último dia 16 de junho a ANS lançou o primeiro Seminário Avançado sobre Atenção Primária na Saúde Suplementar, que abordou o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”, para debater a importância da Coordenação do Cuidado.
Saiba mais