Notícia

Telemedicina

Postado em 24/03/2020 Por Lucyane Guinski

O Conselho Federal de Medicina encaminhou ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em 19 de março de 2020, ofício onde reconhece a possibilidade e entende como ética a utilização da telemedicina, dentro de algumas definições:

O Conselho Federal de Medicina encaminhou ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em 19 de março de 2020, ofício onde reconhece a possibilidade e entende como ética a utilização da telemedicina, dentro de algumas definições:

Teleorientação:
para que profissionais da medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
Telemonitoramento:
ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença.
Teleinterconsulta:
exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Desta forma, o CFM entre em consonância com todo o trabalho que vem se desenvolvendo para combater a pandemia de Coronavírus pelas autoridades sanitárias do país e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de se posicionar quanto à proteção dos médicos que estão na linha de frente no combate à doença.

Vale ressaltar que a liberação é EM CARÁTER DE EXCEPCIONALIDADE E ENQUANTO DURAR A BATALHA DE COMBATE AO CONTÁGIO DA COVID-19.

A discussão sobre a telemedicina é ampla, e conta com diversas interpretações. Há os que defendem e os que abominam, porém a necessidade de atualizar as normas e diretrizes, incorporando novas formas de fazer as mesmas coisas é fato. E a pandemia de coronavírus vem para apressar estas discussões e modificar a maneira que vemos e fazemos as atividades em todas as áreas, inclusive na área de atendimento à saúde.


Voltar

Agenda


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

Receba nossa Newsletter

Mantenha-se informado sobre as notícias mais interessantes do nosso meio, assim como as novidades e agendamentos de cursos e palestras da Province Saúde.


Outras Notícias

Os trabalhadores menos qualificados são mais afetados pelo desemprego

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 14 de junho 2021 lançou um estudo com indicadores sobre mercado de trabalho e produtividade.
Saiba mais

03/06 - Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, para para conscientizar a população sobre os cuidados necessários prevenir a doença da obesidade infantil no mundo.
Saiba mais

Livro sobre regras de solvência é lançado pela ANS e OPAS

Novo endereço do portal da ANS

Você viu que o portal da ANS mudou de endereço?
Saiba mais