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Consultoria

Consultoria em saúde

Os serviços de consultoria da Province Saúde apresentam soluções inteligentes, com projetos voltados à área da saúde.

Buscamos contribuir na redução de custos assistenciais, otimização de recursos, maximização de resultados, melhoria da qualidade assistencial, qualificação e sustentabilidade das empresas que atuam na saúde suplementar.

Nossa consultoria é desenvolvida por meio de projetos direcionados às operadoras de planos de saúde, sindicatos, cooperativas e empresas em geral.

Perfil epidemiológico de Operadoras de Planos de Saúde 

https://youtu.be/3EHntBPzgXw

Para mudar o modelo de atenção à saúde dos beneficiários de sua operadora.

Objetivo

  • Conhecer o real Perfil Epidemiológico dos beneficiários, abrangendo os fatores de riscos de doenças e proteção da saúde e doenças crônicas não transmissíveis.

Produto

Na Province Saúde trabalhamos em parceria com a Sumersoft com o Software Perfil Epidemiológico.

O Perfil Epidemiológico de operadoras de planos de saúde é realizado por meio de uma pesquisa de campo, com coleta sistemática de dados, por meio de questionários personalizados, abordando questões específicas, relativas aos fatores de risco à saúde, hábitos de vida, dados socioeconômicos e doenças crônicas não transmissíveis.

O Software Perfil Epidemiológico é disponibilizado na WEB, com 19 tipos de formulários, aplicados em pesquisa de campo, conforme a faixa etária e sexo dos beneficiários pesquisados.

As perguntas do Perfil Epidemiológico são simples e curtas, construídas com base em vários modelos de questionários  da literatura nacional – Ministério da Saúde e Sociedades de Especialidades Médicas.

Principais Benefícios

O Perfil Epidemiológico é o primeiro passo para compreender e atuar sobre os problemas de saúde da Operadora de Plano de Saúde.

  • Contribui no processo de mudança do modelo de atenção à saúde, para implementação da Atenção Primária na Operadora;
  • Subsidia a implementação e continuidade da Atenção Primária à Saúde – APS.
  • Subsidia a implementação dos Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças – – PROMOPREV.
  • Subsidia a implementação e continuidade da Atenção Primária à Saúde – APS.
  • Contribui na busca ativa de beneficiários para os Programas de gestão da saúde implementados na OPS.
  • Subsidia a continuidade de Programas de Gerenciamento de Crônicos, Atenção domiciliar.
  • Subsidia o dimensionamento e manutenção da rede prestadora de serviços de saúde da operadora;
  • Contribui no processo de mudança do modelo de atenção à saúde, para implementação da Atenção Primária na Operadora;
  • Subsidia a realização de cálculos atuariais para a sustentabilidade da Operadora de Plano de Saúde.

Público-alvo

  • Operadoras de Planos de Saúde

Como funciona

O Perfil Epidemiológico é realizado em duas grandes fases:

  • Pré-implantação – preparação da Operadora para implementação da Pesquisa de Campo junto aos beneficiários e extração da base de dados dos beneficiários da  Operadora de Planos de Saúde.
  • Implantação do Perfil Epidemiológico: pesquisa de campo junto aos beneficiários, análises de dados, emissão de relatórios analíticos e estatísticos, emissão de relatórios de beneficiários para a busca ativa em Programas de Atenção à Saúde da Operadora (APS, Gerenciamento de Crônicos, Casos complexos, outros)

Resultados do Perfil Epidemiológico

  • Relatórios com mais de 100 indicadores com os resultados da pesquisa de campo por meio de tabelas e gráficos.
  • Relatório de Referências – possibilita comparar os resultados da Operadora, com as referências nacionais e internacionais.
  • Relatórios analíticos: identificam beneficiários com riscos à saúde, contribuindo na busca ativa de beneficiários e inclusão em Programas de Gestão da Saúde da OPS.

Consultoria – Dimensionamento da Rede Assistencial de Operadoras de Saúde

  • Faça a gestão da rede assistencial de sua operadora.
  • Planeje e dimensione a rede assistencial de sua Operadora, definindo a quantidade de especialidades e serviços necessários para atender aos beneficiários da operadora, respeitando:  Critérios legais, Parâmetros de quantidade e Padrões de qualidade com base em referências nacionais.

Público-alvo

  • Operadoras de Planos de Saúde

Principais Benefícios

  • Prover todos os seus beneficiários com recursos médicos assistenciais e de diagnóstico, necessários ao bom atendimento, incluindo: atendimentos em caráter eletivo ou emergencial; rede credenciada aberta ou restrita com atendimento próprio ou terceirizado.
  • Prevenção de falhas nos processos de credenciamento e pactuação de contratos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços;
  • Integralidade da atenção à saúde e organização da rede assistencial por linhas de cuidado;
  • Garantia de acesso e atendimento dos beneficiários e oferta de serviços na área de atuação do produto, com rede hierarquizada e regionalizada;
  • Adequação da rede assistencial ao perfil demográfico e epidemiológico dos beneficiários das operadoras.
  • Otimização da rede credenciada com a consequente redução de custos de manutenção.
  • Contribuir no atendimento das normas relativas à rede prestadora de Operadoras estabelecidas pela ANS:
  1. Programa de Qualificação da OPS – IDSS
  2. Programa de Acreditação de OPS – RN 507/2022
  3. Programa de Certificação de APS – RN 506/2022
  4. Programa Qualiss.

Consultoria –

a) Boas Práticas na Gestão da rede assistencial de Operadoras

b) Boas Práticas na Gestão da regulação do acesso em operadoras  – auditoria em saúde

c) Boas Práticas no Faturamento de contas médico-assistencial de Operadoras

Implemente as Boas Práticas nas áreas de Credenciamento e Manutenção de Rede Assistencial, Regulação do Acesso e Faturamento de contas médico assistenciais.

Público alvo

Operadoras de planos de saúde

Principais Benefícios

  • Excelência operacional a partir do gerenciamento por processos;
  • Cumprimento das metas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa com eficiência e eficácia;
  • Padronização das atividades na central de regulação, no setor de credenciamento e manutenção de rede assistencial e faturamento de contas-médico assistenciais;
  • Otimização do tempo na liberação de procedimentos;
  • Agregar valor à Operadora;
  • Melhoria da qualidade no atendimento e satisfação dos beneficiários;
  • Alinhamento com a gestão estratégica, com os indicadores de desempenho, de satisfação dos clientes e resultados operacionais;
  • Auxílio nos processos de Qualificação da Operadoras de planos de Saúde.

Confira 

Consultoria na Parametrização Técnica do sistema de informação – Central de Regulação

https://youtu.be/oDO1ozQzdRg

Implemente parâmetros técnicos no sistema de informação da Central de Regulação de sua operadora nos procedimentos do Rol de coberturas assistenciais definidos pela ANS e extra rol.

Na cobertura médico-hospitalar são mais de 50 parâmetros técnicos que podem ser inseridos no sistema de informação da Operadora, facilitando os processos de liberação da área médica, representando mais de 150.000 parâmetros técnicos.

Público alvo

Operadoras de Planos de Saúde.

Principais Benefícios

  • Projetos totalmente customizados, conforme as necessidades de cada Operadora de Plano Saúde;
  • Parâmetros técnicos integrados com a TUSS – Tabela 22 de eventos assistenciais e o Rol de coberturas mínimas da ANS;
  • Parâmetros técnicos de códigos próprios da Operadora (extra rol);
  • Padronização da liberação prévia de procedimentos assistenciais na operadora de plano de saude;
  • Otimização de processos para liberação de procedimentos, por alçadas administrativas ou técnicas;
  • Auxilia no cumprimento de prazos definidos pela ANS nas RN Nº 259, 17/06/2011 e RN 268/01/09/2011;
  • Contribui na satisfação dos beneficiários e redução de reclamações quanto aos prazos de atendimento junto a Ouvidoria, SAC, NIPs;
  • Contribui na satisfação da rede prestadora, com a agilização da liberação.

Consultoria para manutenção/adesão de Plano de Saúde Coletivo Empresarial ou por Adesão

Compreenda como comprar e renegociar o plano de saúde para sua empresa. Monitore a sinistralidade do plano coletivo de sua empresa.

Público-alvo

Empresas em geral.
Sindicatos de trabalhadores.
Cooperativas e associações de trabalhadores.

Principais Benefícios

  • Adquirir planos de saúde que melhor atendam às demandas internas da organização;
  • Conhecer direitos de deveres da organização e dos colaboradores quando da aquisição e manutenção de planos coletivos empresariais.
  • Auxiliar na gestão dos custos assistenciais relativos ao Plano de Saúde Coletivo Empresarial.

Consultoria - Implementação da Atenção Primária à Saúde - APS em Operadoras de Planos de Saúde

Atenção Primária em Operadoras de Saúde

  • Compreenda como implementar ou reorganizar serviços próprios de Atenção Primária à Saúde – APS, em sua Operadora de Plano de Saúde.
  • Compreenda como realizar a terceirização da Atenção Primária à Saúde – APS, em sua Operadora de Plano de Saúde.

Público-alvo

  • Operadoras de Planos de Saúde.

Principais Benefícios Econômico- Financeiros

  • Possibilita o estudo para ampliação do portifólio de produtos e serviços.
  • Contribui na redução da sinistralidade da Operadora.
  • Auxilia na retenção de beneficiários e uso racional do plano de saúde.
  • Contribui na implementação de modelos de remuneração baseados em valor.
  • Reduz internações por condições sensíveis à APS, exames de alta complexidade, consultas no Pronto Socorro e Pronto Atendimento.

Principais Benefícios Assistenciais

  • Identifica  o  perfil epidemiológico, demográfico e de utilização dos beneficiários
  • Otimiza os recursos existentes na Operadora
  • Identifica  o  perfil epidemiológico, demográfico e de utilização dos beneficiários na Operadora.
  • Implementa o modelo de gestão da saúde, atendendo os atributos da APS: acesso (porta de entrada), coordenação do cuidado, integralidade e longitudinalidade.
  • Modelo de atenção à saúde centrado no paciente, com as linhas de cuidado e protocolos assistenciais, finalizando em melhores desfechos clínicos.
  • Organiza da rede assistencial com integração com serviços próprios (hospital e ambulatório).
  • Integração da APS com  programas existentes na Operadora: PROMOPREV, atenção domiciliar, crônicos, cuidados paliativos, assistência farmacêutica, parto adequado, outros.
  • Contribui na gestão e desenvolvimento dos colaboradores da APS com integração com a política de RH da OPS.
  • Avalia a qualidade dos Registros Eletrônicos em Saúde – RES – auditoria de prontuários e Comissão Prontuários.
  • Avalia a qualidade – experiência do beneficiário: Pesquisa de satisfação nos moldes do PCATool e NPS – parto adequado.

Outros Benefícios da APS em Operadoras

  • Integração entre as áreas Comercial, Marketing, Gestão da rede prestadora, SAC, Ouvidoria e RH
  • Favorece os resultados dos indicadores do IDSS em 03 dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de acesso e Sustentabilidade no mercado.
  • Auxilia no processo de certificação da Operadora conforme RN 507/2022 da ANS.
  • Contribui para a certificação da Operadora nas Boas Práticas da APS, conforme RN 506/2022 da ANS.

Mais informações

contato@provincesaude.com.br

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