Province Saúde https://provincesaude.com.br Thu, 18 May 2023 10:26:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.9.9 https://provincesaude.com.br/wp-content/uploads/cropped-favicon-32x32.png Province Saúde https://provincesaude.com.br 32 32 Resolução 720/2023 COFEN – Normas de atuação do enfermeiro em auditoria https://provincesaude.com.br/resolucao-720-2023-cofen-normas-de-atuacao-do-enfermeiro-em-auditoria/ Thu, 18 May 2023 10:26:14 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9261 Foi aprovada, pelo Conselho Federal de Enfermagem, a Resolução 720/2023, que atualiza as normas de atuação do enfermeiro em auditoria.

O post Resolução 720/2023 COFEN – Normas de atuação do enfermeiro em auditoria apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Foi aprovada, pelo Conselho Federal de Enfermagem, a Resolução 720/2023, que atualiza as normas de atuação do enfermeiro em auditoria.

O objetivo é regularizar e aprimorar as atividades de auditoria de enfermagem e promover a segurança assistencial aos pacientes.

A atividade de auditoria de enfermagem permanece como uma atividade PRIVATIVA do enfermeiro e os enfermeiros responsáveis técnicos pelos serviços de auditoria, devem ser especialista na área. Outros profissionais da área da enfermagem – técnicos e auxiliares de enfermagem, podem desempenhar funções auxiliares de menor complexidade, sempre sob a supervisão direta do enfermeiro auditor.

A resolução anterior (2001) já não acompanhava o avanço que a atividade de auditoria de enfermagem teve neste período.

A resolução atualizada dará respaldo legal aos profissionais, garante o reconhecimento da competência profissional do enfermeiro, estabelece as possibilidades de atuação do profissional – qualidade da assistência prestada, identificação de problemas e oportunidades de melhorias, participação em programas de monitoramento e avaliação de indicadores de saúde.

Todos os profissionais da área de enfermagem envolvidos com a auditoria de enfermagem devem conhecer a resolução em sua íntegra.

Não deixe de ler e refletir sobre as mudanças que a resolução trará para o trabalho da auditoria.

O post Resolução 720/2023 COFEN – Normas de atuação do enfermeiro em auditoria apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
A obrigatoriedade de uso do Padrão TISS https://provincesaude.com.br/a-obrigatoriedade-de-uso-do-padrao-tiss/ Mon, 27 Mar 2023 17:31:04 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9255 O padrão TISS é um padrão para a troca de informações da atenção à saúde recebida pelos beneficiários de planos de saúde privados, prestado por prestadores de serviços de saúde.

O post A obrigatoriedade de uso do Padrão TISS apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Criado em 2003 e implementado em 2005 pela ANS, o padrão TISS só se tornou obrigatório em 2012, por meio da Resolução Normativa 305 de 08 de outubro. Entre a criação e a obrigatoriedade de utilização, se passaram 09 anos.

Você sabe por quê?

O padrão TISS é um modelo uniforme para a troca de informações e dados relativos à toda a atenção à saúde recebida pelos beneficiários de planos de saúde privados, prestado por estabelecimento de saúde – prestadores de serviços.
Antes da implementação desse modelo, cada plano de saúde adotava um modelo próprio de registro de atendimento. Esses registros são chamados de guias de atendimento. Como não havia padronização, o troca de informações entre os diversos setores envolvidos era praticamente impossível.
A implementação foi gradual, respeitando o tempo necessário para que cada operadora de saúde e cada prestador de serviços se adequasse às exigências da ANS. Durante alguns anos, a agência trabalhou no monitoramento da implantação, acompanhando o percentual de guias que eram trocadas eletronicamente. Esse monitoramento era chamado Radar TISS.
A partir do momento em que a agência conseguiu que o padrão TISS fosse efetivamente implementado, ela tornou seu uso obrigatório, assim como todos os seus componentes.
Várias normas da ANS foram atualizadas em 2022; a RN da obrigatoriedade de uso do padrão TISS foi alterada pela RN 501 de 30 de março de 2022.
O tema é tão relevante que a equipe da Province Saúde elaborou um Ebook – “TISS e TUSS: Tudo que você precisa saber”.

Mais informações: https://go.hotmart.com/F81101932E

O post A obrigatoriedade de uso do Padrão TISS apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
Como qualificar a rede assistencial de Operadoras de Planos de Saúde? https://provincesaude.com.br/como-qualificar-a-rede-assistencial-de-operadoras-de-planos-de-saude/ Tue, 28 Feb 2023 12:01:11 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9243 Se você trabalha na equipe que atua na gestão da rede assistencial da OPS, têm a responsabilidade de qualificar o prestador de serviços de saúde. Se você é beneficiário de plano de saúde, o tema também pode ser de seu interesse, porque conhecer a qualidade do prestador pode ajudá-lo a escolher serviços de saúde, conforme a qualidade dos serviços ofertados. […]

O post Como qualificar a rede assistencial de Operadoras de Planos de Saúde? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Se você trabalha na equipe que atua na gestão da rede assistencial da OPS, têm a responsabilidade de qualificar o prestador de serviços de saúde.

Se você é beneficiário de plano de saúde, o tema também pode ser de seu interesse, porque conhecer a qualidade do prestador pode ajudá-lo a escolher serviços de saúde, conforme a qualidade dos serviços ofertados.

Assista ao vídeo em que falamos sobre a qualificação do prestador de serviços de saúde e destacamos alguns critérios de qualidade que podem fazer parte:

* a seleção de prestadores e

* a manutenção da rede assistencial das operadoras de planos de saúde.

Confira! Acesse o link

https://youtu.be/Uv-20ArhS2M

O post Como qualificar a rede assistencial de Operadoras de Planos de Saúde? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
Qual o papel do enfermeiro auditor na conferência de contas de procedimentos com pacotes? https://provincesaude.com.br/qual-o-papel-do-enfermeiro-auditor-na-conferencia-de-contas-de-procedimentos-com-pacotes/ Tue, 28 Feb 2023 11:54:48 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9239 Por que pensar em pacotes de procedimentos? Por que o custo dos cuidados em saúde cada dia mais elevado. Além disso, há um grande investimento administrativo para cobrança/pagamento, sendo necessário a busca do equilíbrio econômico, a eficiência da assistência prestada aos pacientes e manter a sustentabilidade do setor em longo prazo. Quando pensar na elaboração de pacotes de procedimentos? Para […]

O post Qual o papel do enfermeiro auditor na conferência de contas de procedimentos com pacotes? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Por que pensar em pacotes de procedimentos?

Por que o custo dos cuidados em saúde cada dia mais elevado.

Além disso, há um grande investimento administrativo para cobrança/pagamento, sendo necessário a busca do equilíbrio econômico, a eficiência da assistência prestada aos pacientes e manter a sustentabilidade do setor em longo prazo.

Quando pensar na elaboração de pacotes de procedimentos?

Para remuneração dos procedimentos de alta frequência e com baixa variabilidade nos processos assistenciais

O que é um pacote de procedimento?

É um modelo de remuneração de serviços hospitalares, com preço fixo, que contempla as principais variáveis que envolvem um procedimento hospitalar. As variáveis são determinadas de acordo com a realidade de cada instituição. Essas variáveis são: materiais e medicamentos, diárias, taxas de sala cirúrgica, taxas de sala (não cirúrgicas), taxas de uso de equipamentos, taxas de serviços, taxas de gases, podem incluir ainda honorários médicos e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT).

Por que realizar Auditoria de Enfermagem nos Pacotes de Procedimentos?

Para monitorar a qualidade do atendimento, acompanhar os serviços de saúde oferecidos; identificar distorções e promover as correções necessárias; buscar o aperfeiçoamento do atendimento, verificar a correta realização do proposto; foco na qualidade do atendimento.

Como atuar na conferência de contas de procedimentos por pacotes?

De acordo com o contrato firmado entre as partes, composição do pacote acordado, análise do prontuário do paciente, conhecimento das normativas da auditoria.

Quais os cuidados na conferência de contas de procedimentos negociados por pacotes?

Precisa ter uma descrição clara sobre o que compõe o pacote negociado entre as partes; ter descrito o que exclui no atendimento negociado; negociar as regras a serem praticadas de maneira clara e objetiva.

Mais informações, assista ao vídeo.

http://Link do vídeo https://youtu.be/4xxkSmzd9d4

O post Qual o papel do enfermeiro auditor na conferência de contas de procedimentos com pacotes? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
Quais os tipos de auditoria em Saúde? https://provincesaude.com.br/quais-os-tipos-de-auditoria-em-saude-2/ Tue, 28 Feb 2023 11:45:40 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9235 Se você é enfermeiro auditor e atua no mercado de saúde suplementar/privado, então esta matéria pode ser de seu interesse. A  equipe da Province Saúde, por meio da Enfermeira auditora Lucyane Costa Guinski, fala da auditoria de enfermagem e os tipos de auditoria: 1 – Auditoria Prospectiva; 2 – Auditoria Concorrente; 3 – Auditoria Retrospectiva. Também fazemos uma breve explanação […]

O post Quais os tipos de auditoria em Saúde? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Se você é enfermeiro auditor e atua no mercado de saúde suplementar/privado, então esta matéria pode ser de seu interesse.

A  equipe da Province Saúde, por meio da Enfermeira auditora Lucyane Costa Guinski, fala da auditoria de enfermagem e os tipos de auditoria:

1 – Auditoria Prospectiva;

2 – Auditoria Concorrente;

3 – Auditoria Retrospectiva.

Também fazemos uma breve explanação do papel do enfermeiro auditor em cada uma das fases da auditoria, principalmente na saúde privada.

Confira no vídeo!

https://youtu.be/IFVsO_rJngE

O post Quais os tipos de auditoria em Saúde? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
Auditoria de Enfermagem: Conferência de medicamentos https://provincesaude.com.br/auditoria-de-enfermagem-conferencia-de-medicamentos/ Tue, 28 Feb 2023 11:42:25 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9232 Se você trabalha como enfermeiro auditor, na auditoria retrospectiva, especificamente na conferência de contas médico-hospitalares, então fique atento. Nossa equipe está dando a você, a oportunidade de conhecer os aspectos básicos no momento da conferência de contas. Acesse o link https://youtu.be/ljalnnW4sTY

O post Auditoria de Enfermagem: Conferência de medicamentos apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

Se você trabalha como enfermeiro auditor, na auditoria retrospectiva, especificamente na conferência de contas médico-hospitalares, então fique atento.

Nossa equipe está dando a você, a oportunidade de conhecer os aspectos básicos no momento da conferência de contas.

Acesse o link

https://youtu.be/ljalnnW4sTY

O post Auditoria de Enfermagem: Conferência de medicamentos apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
O que o enfermeiro auditor precisa saber sobre procedimentos médicos? https://provincesaude.com.br/o-que-o-enfermeiro-auditor-precisa-saber-sobre-procedimentos-medicos/ Tue, 28 Feb 2023 11:38:12 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9228 A auditoria em saúde atua com equipes multiprofissionais. Quais informações estão disponíveis nos documentos e Prontuário do Paciente para o enfermeiro auditor? Acesse o link e confira! https://youtu.be/hwBMG9_K5U0

O post O que o enfermeiro auditor precisa saber sobre procedimentos médicos? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

A auditoria em saúde atua com equipes multiprofissionais.

Quais informações estão disponíveis nos documentos e Prontuário do Paciente para o enfermeiro auditor?

Acesse o link e confira!

https://youtu.be/hwBMG9_K5U0

O post O que o enfermeiro auditor precisa saber sobre procedimentos médicos? apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
ANS aprova a inclusão de medicamentos rol de coberturas obrigatórias https://provincesaude.com.br/ans-aprova-a-inclusao-de-medicamentos-rol-de-coberturas-obrigatorias/ Mon, 13 Feb 2023 10:33:44 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9223 No dia 06/02/2023, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação de quatro tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

O post ANS aprova a inclusão de medicamentos rol de coberturas obrigatórias apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

No dia 06/02/2023, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação de quatro tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, são eles:

  • Onasemnogeno abeparvoveque (Zolgensma®) – para tratamento de pacientes pediátricos com até 6 meses de idade com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I que estejam fora de ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia;
  • Dupilumabe, para o tratamento de pacientes adultos com dermatite atópica grave com indicação de tratamento sistêmico e que apresentem falha, intolerância ou contraindicação à ciclosporina;
  • Zanubrutinibe, para tratamento de pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) que receberam pelo menos uma terapia anterior; e
  • Romosozumabe, para o tratamento de mulheres com osteoporose na pós-menopausa, a partir dos 70 anos, e que falharam ao tratamento medicamentoso.

As quatro tecnologias passam a ser oferecidas aos usuários dos planos de saúde a partir da publicação no Diário Oficial da União da atualização da resolução normativa que trata do Rol, o que deve ocorrer nesta semana

O post ANS aprova a inclusão de medicamentos rol de coberturas obrigatórias apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
ANS institui Certificação em Parto Adequado https://provincesaude.com.br/ans-institui-certificacao-em-parto-adequado/ Tue, 07 Feb 2023 17:06:28 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9216 A certificação tem como objetivo a promoção da qualidade e segurança no cuidado em saúde às gestantes e bebês.

O post ANS institui Certificação em Parto Adequado apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou,

No dia 06/02 a diretoria da ANS aprovou a proposta de implementação da Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal (CBP Parto Adequado).

Em virtude da proporção de cirurgias cesarianas elevadas no Brasil, que segundo a ANS, mostram que 81,76% dos partos realizados na saúde suplementar em 2021 foram por via cesariana. Além disso, a desarticulação da rede de atenção à saúde, a ausência de coordenação do cuidado e o deficiente monitoramento e avaliação dos resultados em saúde.

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde das Operadoras de Planos Privados de Saúde, regulamentado pela RN nº 506. I

A Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde é um processo voluntário de verificação da conformidade com os requisitos estabelecidos pela ANS para redes de atenção ou linhas de cuidado específicas de operadoras estratégicas para o setor de saúde suplementar.

É implementado por meio de auditorias realizadas por entidades acreditadoras em saúde, reconhecidas pela ISQua (The International Society for Quality in Health Care) ou pelo Inmetro, e homologadas pela ANS.

A Certificação em Parto Adequado é concedida às operadoras que atendam aos critérios estabelecidos pela ANS no Manual de Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal como a realização de práticas clínicas adequadas, a disponibilidade de recursos humanos e materiais, além de outros aspectos relacionados à infraestrutura, letramento, experiência da beneficiária e qualidade do atendimento.

A CBP Parto Adequado se baseia em quatro pilares, abrangendo todo o ciclo gravídico e puerperal:

I) Organização da jornada da gestante;

II) ênfase no cuidado pré-natal;

(III) Adoção de boas práticas baseadas em evidências científicas;

(IV) Coordenação da Linha de Cuidado Materna e Neonatal.

Os requisitos e critérios detalhados estão descritos no Manual de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal (CBP Parto Adequado).

O manual define diretrizes e critérios para  a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a essa população, incluindo aspectos como gestão, infraestrutura, processos assistenciais, relações com pacientes e profissionais, entre outros.

A avaliação é composta por duas dimensões:

Dimensão 1 – Planejamento e Estruturação Técnica da Operadora, com 06 requisitos e 52 itens avaliativos

Dimensão 2 – Cuidado Centrado na Gestante Durante o Ciclo Gravídico Puerperal, com 04 requisitos e 50 itens avaliativos.

A certificação em Parto Adequado prevê o monitoramento e avaliação pelas Operadoras de 11 indicadores, subdivididos em Macroindicadores ambulatoriais (Pré-natal com 03 indicadores, Puerpério com 2 indicadores) e Macroindicadores hospitalares (Parto e nascimento com 06 indicadores).

O post ANS institui Certificação em Parto Adequado apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>
Os resultados do IDSS 2022 (ano-base 2021) diferem conforme a modalidade da Operadora https://provincesaude.com.br/os-resultados-do-idss-2022-ano-base-2021-diferem-conforme-a-modalidade-da-operadora/ Mon, 16 Jan 2023 14:44:22 +0000 https://provincesaude.com.br/?p=9201 Comparando a média geral das operadoras de acordo com a modalidade, observa-se que a modalidade com a maior média geral de IDSS é das cooperativas médicas com IDSS = 0,7983.

O post Os resultados do IDSS 2022 (ano-base 2021) diferem conforme a modalidade da Operadora apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o Índice de Desempenho das operadoras (IDSS) 2022, ano-base 2021, apresentaram 0,8128 de nota média, ponderada pelo número de beneficiários, sendo que 1,00 é a nota máxima e zero, a mínima.

Entretanto, as operadoras apresentam diferentes desempenhos quando consideradas as médias gerais, por modalidade de OPS.

Esse resultado é importante, considerando que TODAS as operadoras de saúde registradas na ANS, participam do Programa de Qualificação das Operadoras de forma obrigatória e seus resultados devem ser publicados no portal corporativo de cada Operadora para que os beneficiários tenham acesso ao desempenho de sua operadora, conforme a Resolução Normativa (RN) nº 505/2022.

Num estudo realizado com os dados do Índice de Desempenho das operadoras (IDSS) 2022, ano-base 2021, observamos que existem diferentes resultados no IDSS, dependendo da modalidade da Operadora, confira no Gráfico acima.

A média geral do IDSS, conforme o porte e modalidade das Operadoras, demonstram que:

  1.  as operadoras de autogestão de médio porte obtiveram as melhores notas com IDSS = 0,7739;
  2.  as cooperativas médicas de grande porte obtiveram as melhores notas com IDSS = 0,8684;
  3.  as filantropias de grande porte obtiveram as melhores notas com IDSS = 0,9274;
  4.  as seguradoras de grande porte obtiveram as melhores notas com IDSS = 0,8409.

Comparando a média geral das operadoras de acordo com a modalidade, observa-se que a modalidade com a maior média geral de IDSS é das cooperativas médicas com IDSS = 0,7983.

OBS: excluídos os dados das Operadoras de planos exclusivamente odontológicos

Fonte: ANS, Qualificação das Operadoras 2022 – Ano Base 2021, gerado em 08/12/2022

O post Os resultados do IDSS 2022 (ano-base 2021) diferem conforme a modalidade da Operadora apareceu primeiro em Province Saúde.

]]>