Curso Qualidade no Atendimento ao Cliente em Saúde
Aprenda aspectos comportamentais e técnicos para atuar no atendimento de usuário/cliente/paciente de serviços de saúde e melhore sua prática profissional na busca pela satisfação dos clientes.
Qualquer que seja o local onde o usuário/cliente/paciente procure assistência à saúde são as equipes administrativas que realizam o primeiro atendimento. Essa equipe atua em consultórios, nos prontos atendimentos e nos hospitais, clínicas, laboratórios e nas Operadoras de planos de saúde onde o usuário acessa diretamente ou por telefone.
Aprenda aspectos comportamentais e técnicos para atuar no atendimento de usuário/cliente/paciente de serviços de saúde e melhore sua prática profissional na busca pela satisfação dos clientes.
Modalidade: In Company (na empresa contratante) ou pré-agendado pela Province Saúde.
Mais informações cursos@provincesaude.com.br
Objetivos
Conhecer aspectos comportamentais e técnicos para atuar no atendimento de usuário/cliente/paciente de serviços de saúde;
Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente de saúde, a prática profissional em busca da satisfação dos clientes.
Público-alvo
Gestores de equipes de saúde, equipe da recepção e Call Center de hospitais, clínicas, laboratórios e de Operadoras de planos de saúde, secretárias de clínicos e consultórios.
Carga horária
10 horas/aula
Temas abordados
- * Visão geral da qualidade em saúde.
- * Qualidade no atendimento: conceitos.
- * Postura e ética no atendimento ao cliente de saúde.
- * Apresentação pessoal e atendimento telefônico de qualidade.
- * Perfil do cliente de instituições de saúde.
- * Perfil do profissional x qualidade no atendimento.
- * Papel da equipe administrativa no atendimento do cliente em saúde.
- * Garantia de acesso ao cliente/paciente/usuário.
- * Prioridades no atendimento ao cliente: normas para atendimento de idosos, crianças e adolescentes, gestantes, portadores de necessidades especiais, estado de saúde do cliente.
- * Preenchimento das Guias TISS e sistema de informação.
- * Atendimento humanizado em saúde.
- * Segurança do paciente x atendimento.
- * Comunicação no atendimento ao cliente.
- * Pesquisas de satisfação do cliente.
- * Papel das ouvidorias nos serviços de saúde.
- * Indicadores de qualidade de atendimento ao cliente.
- * Alinhar as metas e objetivos do serviço de saúde com foco na qualidade assistencial e satisfação dos usuários
Certificado
Certificado de conclusão do curso emitido pela Province Saúde.
Metodologia
- * Material de apoio para acompanhamento do curso.
- * Conteúdo abordado com base na literatura, mercado de saúde e Know-how dos instrutores.
- * Cases, para auxiliar no aprendizado envolvendo a problematização e solução.
- * Vídeos complementares.
- * Atividade em grupo.
Professores
Professores com mais de 20 anos de experiência no mercado de saúde, mais de 10 anos experiência acadêmica e em cursos na modalidade EaD – Ensino à distância.
MSC Luiz Cláudio Sampaio Mendes
Diretor Executivo da PROVINCE SAÚDE. Mestre em Administração – PUC- PR. Especialista em Auditoria e Gestão em Saúde – TUIUTI – PR. Especialista em Marketing – PUC- PR. Psicólogo pela UNISUL – SC. Foi docente substituto no Curso de Graduação de Administração da PUC-PR. Docente convidado da Pós-graduação de Gestão Hospitalar e Pós-graduação em Auditoria em Saúde na UNINTER. Foi Gerente de Recursos Humanos na CIC Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – CIC. Atuou com dependentes químicos na Fundação Copiosa Redenção em Matinhos – PR. Atua com consultoria em saúde e treinamento de recursos humanos na área empresarial e organizações de saúde.
MSC Lucia Helena da Silva Mendes
Diretora de Negócios da PROVINCE SAÚDE. Mestre em Tecnologias em Saúde PUC-PR. E-MBA em Gestão Estratégica de Negócios – PUC PR. Especialista em Gestão de Saúde para Operadoras de Autogestão – FIOCRUZ.. Especialista em Planejamento e Gerência em Serviços de Saúde- UNISUL. Especialista em Enfermagem do Trabalho – UNISUL SC. Enfermeira pela UNISUL-SC. Foi Diretora da ASSEPAS-UNIDAS-PR e UNIDAS-SC e Assessora Técnica da UNIDAS – PR. Foi docente e coordenadora da Pós-graduação de Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde na UNINTER. Atuou como docente na Pós-graduação de Auditoria e Gestão em Saúde na Universidade TUIUTI do Paraná e SPEI. Foi Gerente Regional do Serviço Social das Estradas de Ferro – SESEF, Plano de Saúde de Autogestão; Auditora de Enfermagem e responsável pelo ambulatório. É auditora avaliadora na A4Quality para certificação de Operadoras de planos de Saúde (RN 507/ANS) e certificação de Boas Práticas em APS (RN 506/ANS). Atua com consultoria em saúde e treinamento de recursos humanos na área empresarial e organizações de saúde.