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Atenção Primária em Operadoras: Pesquisa de Satisfação – PCATOOL

Atenção Primária em Operadoras: Pesquisa de Satisfação – PCATOOL

Entenda como implementar a pesquisa de satisfação na Atenção Primária à Saúde em Operadoras de Planos de Saúde, com base no PCATool-Brasil.

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Objetivos

Contribuir com os profissionais da Atenção Primária à Saúde – APS de Operadoras de Saúde, para a pesquisa de satisfação com base no instrumento PCATOOL e RN 506 da ANS.

Auxiliar gestores da APS de Operadoras no monitoramento da qualidade da APS, por meio da pesquisa de satisfação PCATool, para subsidiar a tomada de decisão.

Público alvo

Toda equipe de profissionais,  coordenadores e gestores que atuam na APS de Operadoras de Planos de Saúde.

Metodologia

O curso é elaborado seguindo a trilha de aprendizagem composta dos seguintes materiais:

  1.  Orientações gerais para o curso em EaD.
  2. 03 Ebooks com conteúdo teórico com base na literatura, mercado de saúde e Know-how dos instrutores.
  3. Vídeos de cada Ebook.
  4. Mapa conceitual.
  5. Slides.
  6.  Materiais complementares de apoio com textos, sites ou vídeos.
  7. Certificado.

Carga horária

20 horas

Temas abordados

Ebook 1 – Atenção Primária x Saúde Suplementar

  1. Atenção Primária à Saúde no Brasil
  2. Atributos e as funções da Atenção Primária à Saúde
  3. Breve histórico da Atenção Primária na Saúde Suplementar
  4. Formas de implementação Atenção Primária
  5. Equipes Envolvidas na APS de Operadoras
  6. Requisitos avaliativos da RN 506, alterada pela RN 572
  7. Monitoramento e avaliação da qualidade, conforme RN 506

Ebook 2 – Avaliação dos serviços de APS

  1. Pesquisa de Satisfação na APS de Operadoras: PCATOOL
  2. Tipos de pesquisas de satisfação na APS
  3. Instrumento de Avaliação da Atenção Primária- PCATOOL
  4. Metodologia para implementar o PCATOOL na APS de Operadoras
  5. Planejamento da Pesquisa
  6. Modelo de instrumento PCATOOL para Operadoras
  7. Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
  8. Modelo de perguntas do PCATool para Operadoras
  9. Testagem do formulário de pesquisa de satisfação – PCATool
  10. Conduzindo a Pesquisa PCATool: plano amostral e forma de realização
  11. Elaboração do relatório final da Pesquisa
  12. Divulgação dos resultados do PCATool

EBOOK 3 –  Gerenciamento dos Resultados do PCATOOL

  1. Análise e avaliação dos resultados do PCATool
  2. Análise dos resultados do PCATool – APS de Operadoras
  3. Monitoramento dos resultados do PCATool APS de Operadoras
  4. Monitoramento – Indicadores e Fichas Técnicas
  5. Monitoramento da Pesquisa – Painel de Indicadores
  6. Análise crítica dos indicadores
  7. Plano de Ação – Indicadores

Autores

Lúcia Helena da Silva Mendes

  • Mestre em Tecnologias em Saúde PUC-PR.
  • E-MBA em Gestão Estratégica de Negócios – PUC PR.
  • Especialista em Gestão de Saúde para Operadoras de Autogestão – FIOCRUZ.
  • Especialista em Planejamento e Gerência em Serviços de Saúde- UNISUL.
  • Especialista em Enfermagem do Trabalho – UNISUL SC.
  • Enfermeira pela UNISUL-SC

Lucyane Costa Guinski

  • Especialista em Gestão de Planos de Saúde PUC-PR.
  • Especialista em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde PUC-PR.
  • Enfermeira pela PUC-PR.

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