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Atenção Primária em Operadoras: Plano Estruturado

Atenção Primária em Operadoras: Plano Estruturado

Entenda como elaborar o Plano Estruturado para Atenção Primária à Saúde em Operadoras de Planos de Saúde.

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Objetivos

Contribuir com as Operadoras de Planos de Saúde que queiram implementar Atenção Primária à Saúde ou aprimorar seu plano estruturado.

Atender a RN 506 da ANS para a certificação de boas práticas em APS.

Público alvo

Toda equipe de profissionais, coordenadores e gestores que queiram implementar ou aprimorar o plano estruturado da APS em Operadoras de Planos de Saúde.

Metodologia

O curso é elaborado seguindo a trilha de aprendizagem composta dos seguintes materiais:

  1. 04 Ebooks
  2. Mapa conceitual
  3. Slides de cada Ebook.
  4. Mais de 20 videoaulas relativas aos Ebooks.
  5.  Materiais complementares de apoio com textos, sites ou vídeos.
  6. Certificado.

Carga horária

40 horas

Conteúdo

Introdução ao plano estruturado x RN 506 da ANS

  •     O que é atenção primária à saúde?
  •     Objetivo da atenção primária à saúde
  •     Conceito de plano estruturado
  •     Elementos essenciais do plano estruturado
  •     Equipes /áreas envolvidas na elaboração do plano estruturado
  •     RN 506 da ANS x plano estruturado

Metodologia para construção do Plano Estruturado da APS: Gestão organizacional da APS

1 – Gestão Organizacional da APS

  •     População alvo da APS na operadora
  •     Diretrizes e atributos da APS
  •     Papel das equipes da APS
  •     Unidades próprias de APS (recursos físicos, materiais, humanos), sistema de remuneração
  •     Unidades terceirizadas de APS – aspectos essenciais na contratação

2 Gestão da Atenção à Saúde na APS

a- População coberta na APS – Critérios de inclusão, elegibilidade, exclusão, busca ativa, adesão e cadastro

b – Carteira de serviços da APS

c – Acesso do Beneficiário na Unidade de APS

  •     Tipos de demandas de beneficiário na APS
  •     Classificação de risco da demanda espontânea
  •     Fluxo do atendimento do beneficiário na APS
  •     Sistema de atendimento – Porta de Entrada
  •     Agendamento dos atendimentos
  •     Canais de comunicação para agendamento dos atendimentos

 d – Ferramentas de Gestão do Atendimento

  •     Linhas de cuidado
  •     Diretrizes clínicas
  •     Gestão da condição de saúde
  •     Atendimentos individuais
  •     Gestão de casos
  •     Atendimentos coletivos
  •     Reuniões da equipe multidisciplinar da APS
  •     Avaliação da APS – desfechos clínicos, pesquisa de satisfação e auditoria de prontuários

3 – Sistemas de Apoio Técnico da APS

  •     Rede de atenção à Saúde da APS – RAS
  •     Formas de contratação da RAS
  •     Remuneração baseada em valor: RAS da APS
  •     Assistência farmacêutica na APS
  •     Sistema de Informação da APS ( Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP, Agenda Eletrônica, Sistema de Informação de Apoio à Gestão)

4 – Sistemas de Apoio Logístico da APS

  •     Cartão de identificação do beneficiário
  •     Sistema de acesso à regulação
  •     Canais de atendimento ao beneficiário
  •     Sistemas de transporte utilizados na APS

5 – Sistemas de Monitoramento e Avaliação da APS

  •     Procedimentos para monitoramento e avaliação da APS
  •     Indicadores de acesso, efetividade, satisfação e produtividade

Autores

Lúcia Helena da Silva Mendes

  • Mestre em Tecnologias em Saúde PUC-PR.
  • E-MBA em Gestão Estratégica de Negócios – PUC PR.
  • Especialista em Gestão de Saúde para Operadoras de Autogestão – FIOCRUZ.
  • Especialista em Planejamento e Gerência em Serviços de Saúde- UNISUL.
  • Especialista em Enfermagem do Trabalho – UNISUL SC.
  • Enfermeira pela UNISUL-SC

Lucyane Costa Guinski

  • Especialista em Gestão de Planos de Saúde PUC-PR.
  • Especialista em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde PUC-PR.
  • Enfermeira pela PUC-PR.

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