Atenção Primária em Operadoras: Plano Estruturado
Atenção Primária em Operadoras: Plano Estruturado
Entenda como elaborar o Plano Estruturado para Atenção Primária à Saúde em Operadoras de Planos de Saúde.
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Objetivos
Contribuir com as Operadoras de Planos de Saúde que queiram implementar Atenção Primária à Saúde ou aprimorar seu plano estruturado.
Atender a RN 506 da ANS para a certificação de boas práticas em APS.
Público alvo
Toda equipe de profissionais, coordenadores e gestores que queiram implementar ou aprimorar o plano estruturado da APS em Operadoras de Planos de Saúde.
Metodologia
O curso é elaborado seguindo a trilha de aprendizagem composta dos seguintes materiais:
- 04 Ebooks
- Mapa conceitual
- Slides de cada Ebook.
- Mais de 20 videoaulas relativas aos Ebooks.
- Materiais complementares de apoio com textos, sites ou vídeos.
- Certificado.
Carga horária
40 horas
Conteúdo
Introdução ao plano estruturado x RN 506 da ANS
- O que é atenção primária à saúde?
- Objetivo da atenção primária à saúde
- Conceito de plano estruturado
- Elementos essenciais do plano estruturado
- Equipes /áreas envolvidas na elaboração do plano estruturado
- RN 506 da ANS x plano estruturado
Metodologia para construção do Plano Estruturado da APS: Gestão organizacional da APS
1 – Gestão Organizacional da APS
- População alvo da APS na operadora
- Diretrizes e atributos da APS
- Papel das equipes da APS
- Unidades próprias de APS (recursos físicos, materiais, humanos), sistema de remuneração
- Unidades terceirizadas de APS – aspectos essenciais na contratação
2 Gestão da Atenção à Saúde na APS
a- População coberta na APS – Critérios de inclusão, elegibilidade, exclusão, busca ativa, adesão e cadastro
b – Carteira de serviços da APS
c – Acesso do Beneficiário na Unidade de APS
- Tipos de demandas de beneficiário na APS
- Classificação de risco da demanda espontânea
- Fluxo do atendimento do beneficiário na APS
- Sistema de atendimento – Porta de Entrada
- Agendamento dos atendimentos
- Canais de comunicação para agendamento dos atendimentos
d – Ferramentas de Gestão do Atendimento
- Linhas de cuidado
- Diretrizes clínicas
- Gestão da condição de saúde
- Atendimentos individuais
- Gestão de casos
- Atendimentos coletivos
- Reuniões da equipe multidisciplinar da APS
- Avaliação da APS – desfechos clínicos, pesquisa de satisfação e auditoria de prontuários
3 – Sistemas de Apoio Técnico da APS
- Rede de atenção à Saúde da APS – RAS
- Formas de contratação da RAS
- Remuneração baseada em valor: RAS da APS
- Assistência farmacêutica na APS
- Sistema de Informação da APS ( Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP, Agenda Eletrônica, Sistema de Informação de Apoio à Gestão)
4 – Sistemas de Apoio Logístico da APS
- Cartão de identificação do beneficiário
- Sistema de acesso à regulação
- Canais de atendimento ao beneficiário
- Sistemas de transporte utilizados na APS
5 – Sistemas de Monitoramento e Avaliação da APS
- Procedimentos para monitoramento e avaliação da APS
- Indicadores de acesso, efetividade, satisfação e produtividade
Autores
Lúcia Helena da Silva Mendes
- Mestre em Tecnologias em Saúde PUC-PR.
- E-MBA em Gestão Estratégica de Negócios – PUC PR.
- Especialista em Gestão de Saúde para Operadoras de Autogestão – FIOCRUZ.
- Especialista em Planejamento e Gerência em Serviços de Saúde- UNISUL.
- Especialista em Enfermagem do Trabalho – UNISUL SC.
- Enfermeira pela UNISUL-SC
Lucyane Costa Guinski
- Especialista em Gestão de Planos de Saúde PUC-PR.
- Especialista em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde PUC-PR.
- Enfermeira pela PUC-PR.
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